Novo Horizonte inaugura primeira estrutura de creche no município

Publicado em 30/07/2019 às 11:26 - Atualizado em 30/07/2019 às 11:26

Aulas iniciaram nesta terça-feira, dia 30 de julho

Com a presença de autoridades, professores e pais, na tarde desta segunda-feira (29), a administração municipal de Novo Horizonte, através da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, inaugurou a ampliação do Centro Educacional Municipal de Novo Horizonte (Cenho) que funcionará como creche. Trata-se de uma obra de 141,08 metros quadrados com um lactário, um banheiro para cadeirantes, duas salas de aula com banheiro e fraldário. O investimento, que contemplou a construção do prédio, mobília, equipamentos, brinquedos e material didático, gira em torno de R$ 200 mil e foi feito com recursos próprios.

Emocionada, a secretária de Educação, Cultura e Esportes, Solange Franzosi, disse que é um momento histórico para o município. “Não por ser uma obra, mas por ter sido construída com recursos próprios e atender efetivamente uma demanda antiga da sociedade”, disse ela frisando que o investimento é estratégico e resulta de um planejamento de dois anos e meio.

Embora fosse um compromisso da administração, Solange lembra que a creche é um investimento pensado para a sociedade, especialmente nas mães que precisam trabalhar. Segundo ela, é um espaço adequado, com profissionais treinados que vão garantir segurança, despertar o aprendizado e a socialização das crianças. “Só quem sente a alegria das crianças e dos pais sabe quanto essa obra representa para nós”, defende ela frisando que os espaços foram pensados e planejados de acordo com a idade do público alvo.

Conforme o prefeito de Novo Horizonte, Vanderlei Sanagiotto, a estrutura foi construída de acordo com a demanda existente. “Não adianta construir algo grande e depois ter dificuldade para garantir a manutenção. Fizemos o investimento com planejamento”, disse frisando que hoje a estrutura tem capacidade para atender mais seis alunos/crianças em cada sala. “Em curto e médio prazo não há necessidade de mais espaço físico”, revela.

Sanagiotto disse que, apesar de ser uma das propostas do plano de governo, a inauguração da creche demonstra o respeito e o compromisso da administração com os munícipes. “A construção da creche foi umas das principais reivindicações antes e durante o pleito eleitoral. Nós assumimos esse compromisso e agora estamos honrando”, disse ele frisando que fica satisfeito em poder atender as reivindicações reais da sociedade e garantir que as mães possam deixar seus filhos num espaço seguro e adequado para exercer as atividades profissionais.

Atendimento

Com a estrutura da creche inaugurada, a rede municipal de ensino passa a atender a partir de um ano de idade. Na creche, são duas turmas e em torno de 20 crianças atendidas neste momento. Uma sala será o maternal I, para atender as crianças de um ano a um ano e 11 meses. Na outra, maternal II, para atender crianças de dois anos a dois anos e 11 meses. Por enquanto o atendimento da creche será no período vespertino. Porém, a secretária adianta que se precisar o atendimento será ofertado também pela manhã.

Lembrando que as aulas na creche iniciam nesta terça-feira (30), Solange destaca que ainda há vagas disponíveis para o segundo semestre. Como há alguns critérios, ela frisa que os pais interessados devem procurar a Secretaria de Educação ou a direção do Cenho para mais informações.

Após o ato de inauguração, pais participaram de uma reunião onde a coordenação pedagógica e direção repassaram em detalhes o funcionamento da estrutura e o cronograma de atividades.