---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?


Programa de destoque da Secretaria de Agricultura de Novo Horizonte atinge 85%

Publicado em 12/09/2019 às 11:14 - Atualizado em 12/09/2019 às 11:19

Previsão é que todos os pedidos sejam atendidos até o final de setembro
Créditos: Ascom/Novo Horizonte Baixar Imagem

Iniciado na segunda quinzena de maio, o programa de destoque da Secretaria de Agricultura de Novo Horizonte já atingiu 85% dos pedidos. A previsão é que até o final de setembro às 1600 horas contratadas sejam executadas.

De acordo com o secretário de Agricultura, Joselino Pandin, esse é um programa que garante a competividade do empresário rural, pois possibilita, dentro da legislação, o melhor aproveitamento das áreas, seja para pastagem do gado ou para o plantio de grãos.

Questionado sobre a distribuição das horas, o secretário disse que são em torno de 280 pedidos de serviço de destoque. Para atender essa demanda, o programa oferece até seis horas/máquina para cada empresário rural. Destas, três são bonificadas, conforme movimento econômico comprovado por nota fiscal de produtor rural. As demais, o produtor paga um valor de R$ 100 a hora.

Embora o programa não tenha sido finalizado, Pandini avalia de forma positiva o formato e o funcionamento. “A decisão foi acertada, pois o número de máquinas a disposição agiliza a execução dos serviços”, disse frisando que a falta de chuva gerou alguns problemas – falta de água e necessidade de abastecimento das propriedades –, mas para o programa de destoque acabou ajudando. “Acredito que 100% dos produtores que fizeram pedido de destoque já vão utilizar a área para a safra 2019/2020”, comemora.

Terceirização

Pandini explica que a terceirização ocorreu, pois o período de entressafra é curto e o município não tem capacidade de máquinas para atender toda a demanda. “Dentro da licitação, contratamos 1600 horas de trator que estão sendo cumpridas com três máquinas”, disse ele emendando que isso possibilita três frentes de trabalho. “Na prática, isso significa agilidade e maior cobertura, pois cada máquina trabalha numa comunidade”.

Outros serviços

Como as horas licitadas são para limpeza de áreas agricultáveis, o secretário lembra que as máquinas da prefeitura atendem as demandas de abertura de estradas e terraplanagem para galpões e salas de ordenhas, por exemplo. “Com essa organização, conseguimos atender as demandas de destoque, mas também garantir as ações para que o empresário rural faça os investimentos necessários dentro da propriedade”, defende.


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar