Parte da merenda escolar servida em Novo Horizonte vem da agricultura familiar

Publicado em 05/08/2011 às 00:00 - Atualizado em 08/08/2014 às 13:28

A Lei Federal 11.947/2009 tornou obrigatória desde o ano de 2010, a utilização de no mínimo 30% dos recursos do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), para aquisição de produtos provenientes da agricultura familiar para serem utilizados na merenda escolar.

A administração municipal de Novo Horizonte está cumprindo a legislação e agricultores do município, incrementam sua renda fornecendo alimentos fresquinhos e de alto valor nutricional para serem utilizados no preparo da merenda servida aos estudantes da rede municipal.  A ação garante enriquecimento do cardápio e satisfação ao homem do campo que reside na localidade.

A Lei reconhece o papel e a missão da agricultura familiar na produção de alimentos saudáveis e adequados para a saúde da população. Ela consagra o binômio ‘alimentação - educação’ como fundamental para um país com futuro melhor.

De acordo com dados da Secretaria Municipal de Educação do município, recursos significativos são gastos na aquisição de produtos da agricultura familiar. Um ponto positivo é que esse montante é inserido no próprio município, movimentando sua economia, garante o secretário Lairton Ferrari.

Dentre os gêneros alimentícios provenientes da agricultura familiar que os estudantes estão desfrutando na merenda em Novo Horizonte, estão: pão caseirinho, pão francês, pão integral, cuca, palito salgado, mandioca, queijo, macarrão, agnoline, bolacha caseira, laranja, feijão, repolho, tortéi, alho, mel, tempero verde e alface.

De acordo com a merendeira Merci de Macedo, todos os itens tem ótima aceitação por parte dos estudantes.

E para garantir a combinação adequada de nutrientes e o correto preparo dos alimentos, as merendeiras contam com a supervisão da Nutricionista do município, Vanessa Piazza.