Programa de Inseminação Artificial realizado em Novo Horizonte garante qualidade na produção leiteira e melhoramento genético

Publicado em 02/09/2011 às 00:00 - Atualizado em 08/08/2014 às 13:28

Naudir_Jose_Cadore Baixar Imagem

Destaque na produção de leite de boa qualidade em pequenas propriedades, o município de Novo Horizonte desenvolve, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Epagri, o Programa de Inseminação Artificial.

De acordo com Naudir José Cadore, Técnico em Agropecuária responsável pela realização de inseminação artificial no município, o método garante não somente maior produtividade leiteira como também melhoramento genético e maior renda ao produtor.

Cadore salienta que apostando em uma das suas principais vocações produtivas e econômicas que é a pecuária leiteira, a administração municipal de Novo Horizonte incentiva o homem do campo da seguinte forma: cada R$ 900,00 em emissão de nota de produtor rural dão direito a uma inseminação. A ação garante benefícios ao município e também ao produtor.

O programa é fruto da parceria entre a prefeitura e os produtores, onde através da secretaria de Agricultura é fornecido o sêmen, inseminadores capacitados e acompanhamento do processo de prenhez.

Atualmente o programa atende em média 250 produtores por mês. "Neste ano, somente em julho, foram realizadas 315 inseminações. No mês de abril, foram realizadas 180, o menor índice do ano", destaca Cadore.

O técnico ressalta ainda que através da inseminação artificial, a taxa de prenhez varia entre 80 a 85%.

Vantagens da inseminação artificial em bovinos

- Aumento da produção leiteira;

- Possibilidade do cruzamento entre raças garantindo melhoramento genético;

-Redução da dificuldade dos partos, pelo uso de touros que comprovadamente produzem filhos de pequeno porte ao nascimento;

- Aumento do número de descendentes de um reprodutor;

- Padronização do rebanho;

- Melhoria do controle zootécnico do rebanho.