Avaliação Nutricional é realizada em estudantes de Novo Horizonte

Publicado em 10/09/2011 às 00:00 - Atualizado em 08/08/2014 às 13:28

A Nutricionista Vanessa Piazza, que atua junto a Secretaria Municipal de Educação de Novo Horizonte, realizou no último mês, uma avaliação nutricional com todos os discentes das escolas da rede municipal de ensino. Participaram da avaliação os alunos do pré-escolar a 5º série do ensino fundamental, totalizando 250 alunos.

Segundo a Nutricionista, a avaliação do estado nutricional foi realizada através dos parâmetros antropométricos de peso e altura. Para o estabelecimento do diagnóstico, utilizaram-se os índices nutricionais de peso por idade (P/I), altura por idade (A/I) e peso por altura (P/A), com os pontos de corte estabelecidos pelo NCHS ( National Center for Health Statistics).

A avaliação nutricional tem por objetivo verificar o crescimento e as proporções corporais em um indivíduo, visando estabelecer atitudes de intervenção. Segundo a Nutricionista “esta é importante para verificarmos como auxiliar na educação alimentar das crianças e adolescentes que tenham sido avaliados e diagnosticados com alteração de peso corpóreo, além disso, a análise do crescimento corporal é imprescindível para acompanhar o desenvolvimento da criança.”

Posteriormente a avaliação nutricional e através dos resultados apresentados, os alunos receberão orientações nutricionais de acordo com o peso obtido. A próxima etapa será contatar os pais dos estudantes que apresentarem baixo peso/desnutrição ou sobrepeso/obesidade para obterem informações sobre a reeducação alimentar das crianças e adolescentes. “A avaliação e acompanhamento nutricional juntamente com um trabalho de vigilância do estado nutricional dessas crianças é imprescindível”, salientou a Nutricionista Vanessa Piazza.