Entrega oficial: município repassa trator e kit fenação à Cooperal

Publicado em 04/06/2019 às 16:59 - Atualizado em 04/06/2019 às 16:59

Com o repasse, a Cooperativa passa a administrar o uso das máquinas

No sábado (1˚), prefeito e secretário de agricultura de Novo Horizonte, Vanderlei Sanagiotto e Joselino Pandini, respectivamente, participaram de um ato oficial de entrega do kit fenação – em cessão de uso – e do trator de pneu – doação – a Cooperativa dos Agricultores Familiares de Novo Horizonte – Cooperal. O evento, organizado na sede da cooperativa, também contou com a presença do deputado federal Pedro Uczai, profissionais, associados e direção da Cooperal.

Lembrando que o termo de cessão de uso do kit fenação e de doação do trator de pneu foi assinado no dia 16 de maio, Sanagiotto lembrou que a aquisição do kit fenação foi por meio de emenda parlamentar do deputado federal. “Fazendo o repasse dessas máquinas, indiretamente estamos incentivando os agricultores, que vão melhorar a produção. Nós queremos que os agricultores permaneçam na atividade”, disse ele frisando que a presença do deputado é importante, pois a administração agradece a cooperação e apresenta novas demandas. “Ao contrário de como era em outras gestões, não importa o partido político, todas as emendas são bem vindas”, disse o Executivo frisando que o foco é a população.

Para Uczai, a parceria vai gerar resultados positivos, já que a base da economia do município é a agricultura e a produção do leite tem forte representatividade nesse movimento. “Parabéns a todos e a sensibilidade do prefeito de fazer essa construção e essa cessão real de uso que vai atender as demandas dos agricultores”, observa o parlamentar frisando que agora aumenta a responsabilidade da cooperativa, já que o zelo pelos equipamentos passa a ser dela.

Repasse

Segundo o Executivo, entre as duas máquinas, o repasse gira em torno de R$ 200 mil - R$ 122.650,00 do kit fenação (segadeira de discos, ancinho enleirador e enfardadeira) e R$ 75 mil do trator. “Os implementos são novos e o trator é revisado, apto ao trabalho”, garante Sanagiotto. No caso do trator, fica a critério da cooperativa o uso, ou seja, pode ser utilizado no dia a dia, conforme demanda da comunidade rural. O trator fazia parte do parque de máquinas da prefeitura e o kit fenação foi adquirido com recursos de emenda parlamentar.

Frisando a sensibilidade da administração, o gerente da Cooperal, Juliano Antunes de Lima, disse que os implementos são de significativa importância para a cooperativa, pois vão atender a demanda de produção de feno e de outros serviços. “Esses equipamentos vão ajudar a desenvolver a agricultura familiar e a gerar desenvolvimento econômico para o município”, disse ele.

Além da produção de feno, Lima adianta que o trator deverá auxiliar também na produção de silagem, por exemplo. “Vamos treinar um operador para trabalhar com essas máquinas. Depois, vamos iniciar o atendimento, conforme a demanda”, garantiu ele.