Novo Horizonte: Peça teatral fala sobre trabalho infantil e suas consequências

Publicado em 30/08/2019 às 17:18 - Atualizado em 30/08/2019 às 17:29

Evento reuniu mais de 300 alunos da rede municipal e estadual de ensino

Em continuidade a campanha de combate ao trabalho infantil, na tarde desta quinta-feira (29), no pavilhão do centro comunitário, o Departamento de Promoção Social de Novo Horizonte realizou uma peça teatral com a participação dos alunos da rede municipal e estadual de ensino do município. O evento, que reuniu mais de 300 crianças, teve o apoio do Conselho Tutelar.

Conforme a diretora do Departamento de Promoção Social, Marcia Nicola Franchini, essa é uma campanha que visa abrir a discussão e mostrar a diferença entre trabalho infantil e ajuda. “Como é um público infantil, a melhor forma de passar a mensagem e criar o entendimento sobre o assunto é através de uma ação lúdica, ou seja, do teatro”, disse.

Marcia lembra que outras ações, com o apoio do Conselho Tutelar, já foram realizadas neste ano. Entre elas, cita, por exemplo, a instalação de um outdoor, distribuição de chaveiros, panfletagem e falas nas escolas. “É uma sequência de atividades que ajuda a fortalecer a compreensão e o entendimento sobre o assunto”, avalia.

Segundo a diretora do Departamento de Promoção Social, embora exista um trabalho permanente visando o combate do trabalho infantil, é preciso que a comunidade fique atenta e, ao identificar algum caso, formalize uma denúncia anônima através do Dique 100 ou com o próprio departamento, Conselho Tutelar, posto de Saúde ou com os professores. “Em todos esses órgãos as pessoas tem condições de dar o direcionamento correto”, disse ela frisando que o trabalho de combate e conscientização ocorre quando há o engajamento de todos os atores, ou seja, comunidade e órgão públicos.

A peça teatral também mostrou como o trabalho infantil prejudica o desenvolvimento, o aprendizado das crianças e pode gerar problemas de saúde. Marcia explica que a campanha busca sensibilizar e motivar uma reflexão da sociedade sobre as consequências do trabalho infantil e a importância de garantir às crianças e aos adolescentes o direito de brincar, estudar e sonhar. Segundo ela, são vivências próprias da infância e que contribuem decisivamente para o seu desenvolvimento.