Mateada da Família promove engajamento entre familiares, alunos e escola

Publicado em 03/09/2019 às 11:00 - Atualizado em 03/09/2019 às 11:00

O evento reuniu alunos, pais, professores e parceiros como Materva, Cresol, Cooper Alfa, Sicoob Original e Vereadores Mirins

Numa parceria com a Escola de Educação Básica (EEB) Santa Lúcia, a Secretaria Municipal de Educação de Novo Horizonte realizou, no sábado (31), a terceira Mateada da Família. O evento, que reuniu alunos, pais, professores e parceiros como Materva, Cresol, Cooper Alfa, Sicoob Original e Vereadores Mirins, oportunizou um momento de confraternização. Também teve apresentações dos alunos, distribuição de pipoca, refresco, algodão doce e chimarrão. No final, o público foi brindado com um show de mágica.

Conforme a secretária de Educação, Cultura e Esportes, Solange Franzosi, a participação das famílias avaliza a forma como o evento está sendo organizado. Segundo ela, a presença dos pais e demais familiares demonstra o engajamento e a preocupação com a educação. “Escola e família precisam andar juntos e a Mateada da Família permite essa aproximação”, observa.

Frisando que a proximidade entre escola e família reflete diretamente no ensino aprendizado dos alunos, Solange explica que a Mateada da Família faz parte do projeto Dia da Família na Escola e integra o calendário escolar. Segundo ela, durante toda a semana os professores desenvolveram atividades com as turmas buscando evidenciar a importância da relação. “Precisamos agradecer e reconhecer o comprometimento dos profissionais da educação que estão desde o início do ano pensando neste dia e preparando atividades pedagógicas relacionadas com o tema”, disse ela emendando que, devido aos novos formatos de família, a escola não celebra mais o Dia das Mães e dos Pais, mas sim apenas o Dia da Família.

Resultados

Solange afirma que a participação da família reflete diretamente em melhorias nos índices dos alunos e na qualidade do ensino. “A escola é fundamental para formar bons cidadãos e deve ser cada vez mais valorizada. O Dia da Família na Escola é uma oportunidade de fortalecer as nossas escolas. A data também é uma forma de interação entre pais, alunos, educadores, professores, dirigentes das escolas e entidades que fomentam a educação”, fala.

Para a secretária, é muito importante que os pais não estejam na escola apenas na Mateada da Família, mas que essa visita se estenda ao longo de todo o ano. “Eles precisam conhecer e ajudar a cuidar do ambiente escolar, pois quanto mais de perto acompanharem a educação de seus filhos, melhor ela será”, defende.

Parceria

Solange afirma que a participação e presença da EEB Santa Lúcia, Materva, Cresol, Cooper Alfa, Sicoob Original e Vereadores Mirins foi fundamental para que o evento novamente fosse um sucesso. “Essa presença e parceria demostra que as entidades e empresas acreditam no projeto, no poder da educação e que ela pode e dever ser feita com a participação da família, escola e entidades”, finaliza agradecendo todos os envolvidos.