Apresentações e homenagens aos pioneiros de comunidades marcam o ato cívico de 7 de Setembro

Publicado em 10/09/2019 às 15:05 - Atualizado em 16/09/2019 às 17:50

Além do hasteamento das bandeiras e os hinos, teve homenagem aos pioneiros das comunidades

Em frente à prefeitura, na rua José Fabro, o ato cívico de 7 de Setembro em Novo Horizonte reuniu comunidade, entidades, escolas do município e do estado.  Além do hasteamento das bandeiras, teve apresentações das escolas e homenagens aos pioneiros de cada comunidade – um trabalho conjunto entre Secretaria de Educação, Esporte e Cultura e Câmara Municipal de Vereadores, através do Parlamento Jovem. Após o Hino Nacional, integrantes dos corais adulto e infantil do município interpretaram o Hino Municipal.

De acordo com a secretária de Educação, Cultura e Esportes, Solange Franzosi, neste ano o ato cívico teve como tema o pioneirismo, com a valorização e homenagem daqueles que desbravaram as comunidades e ajudaram a construir o município. “Foi uma decisão em conjunto, entre entidades, diretores de escolas, departamento de cultura e Câmara Mirim. Acho que o tema pioneirismo representou muito bem o que foi o processo de independência do Brasil. Foi emocionante”, confessa revelando que a homenagem aos pioneiros terá outra etapa, agendada para o dia 27 de setembro, na Câmara.

Segundo o prefeito, Vanderlei Sanagiotto, a equipe que organizou o ato cívico foi feliz na escolha do tema, pois permitiu uma viagem ao tempo, resgatando a história do município. “O pioneirismo de nosso município, de certa forma e guardada as proporções, se confunde com a história e a luta pela independência do Brasil. Isso é história e precisa ser mantida viva, defende o Executivo.

Sanagiotto também falou do engajamento das entidades envolvidas. “O ato cívico mostrou e provou que quando há a união e o esforço coletivo, os resultados são alcançados. Estamos trabalhando para que essa cultura seja fomentada no dia a dia. Só assim o município cresce e se desenvolve”, observa.

Sobre o 7 de Setembro, o Executivo afirma que é um momento de reflexão e comemoração, pois a data marca a Independência do Brasil. “É um dia onde entidades, escolas, poderes, órgãos públicos e sociedade se reúnem pelo mesmo motivo. Precisamos manter essa cultura e, cada vez mais, inserir os jovens e as crianças”, finaliza.