Programação especial marca o Dia das Crianças em Novo Horizonte

Publicado em 14/10/2019 às 11:47 - Atualizado em 14/10/2019 às 14:00

Na programação teve também o resgate de brincadeiras antigas

Organizado pela Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, com a parceria de empresas, entidades e departamentos da administração municipal, o Dia das Crianças em Novo Horizonte teve brinquedos, guloseimas e resgate de brincadeiras “antigas”. As atividades alusivas ao dia foram realizadas durante a semana, de 7 a 11 de outubro, nas escolas e no ginásio de esportes do Centro Educacional Municipal Novo Horizonte (Cenho).

De acordo com secretária de Educação, Cultura e Esportes, Solange Franzosi, foi um momento de diversão, mas também de aprendizado e valorização das crianças. “Nós precisamos dar essa atenção e resguardar as crianças, pois eles são o futuro”, disse frisando que a programação só foi viável graças ao aval da administração municipal, a disponibilidade e comprometimento dos professores e a parceria de empresas, entidades e departamentos da administração como o Cras que ajudou financeiramente na contratação dos brinquedos infláveis. “A todos os envolvidos, o nosso agradecimento”.

Brincadeiras “antigas”

Na contramão do mundo atual, onde crianças brincam com celulares e vídeos games, a programação festiva ao Dia das Crianças também propôs o resgate de brincadeiras “antigas”. Entre elas, destaque para atividades no barro, lona de sabão, pinturas, teatro, músicas e danças, jogo de taco, caçador, pega-pega, queimada, gato e rato, peteca, ovo choco, cabo de guerra e karaokê. Algumas das atividades forma coordenadas pelos alunos do Ensino Médio Inovador (EMI) da Escola de Educação Básica (EEB) Santa Lúcia.

De acordo com a diretora de Educação, Roseli Orlandi, as brincadeiras e atividades buscaram mostrar às crianças que é possível brincar sem usar as tecnologias. “São brincadeiras que os pais e os avôs utilizavam. Mostramos que não é necessário um celular ou vídeo game para se divertir”, disse confessando que até os professores brincaram.

Segundo a diretora de Educação, na prática isso ajuda no desenvolvimento das crianças, com a melhoria da socialização, cooperação e integração. “Eles acabam apreendendo a dividir, a esperar, respeitar e ajudar o próximo. São brincadeiras que ajudam no desenvolvimento do aprendizado”, afirma.

Parceria

Neste ano as atividades tiveram o apoio financeiro do Cras e parceria da Câmara Mirim, Sicoob Original, Cresol e Cooper Alfa. Com isso, a criançada aproveitou os brinquedos infláveis – futebol de sabão, touro mecânico, simulador de montanha russa, guerra de cotonetes, tobogã, water baal, castelinho – e degustaram de guloseimas como refresco, pipoca e algodão doce. Todas as brincadeiras e atividades foram supervisionadas pelos professores.