---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?


Com teoria e prática, curso mostra como proteger e conservar nascentes de água

Publicado em 24/10/2019 às 16:47 - Atualizado em 24/10/2019 às 16:47

Trabalho foi uma parceria com Senar e Sindicato dos Trabalhadores Rurais
Créditos: Ascom/Novo Horizonte Baixar Imagem

Numa parceria com o Senar e Sindicato dos Trabalhadores Rurais, o Departamento de Promoção Social de Novo Horizonte realizou, nesta semana, o curso de proteção de fontes de água. A formação, que foi dividida em parte teórica e prática, foi realiza na comunidade de Novo Sarandi, na propriedade de André Nunes, e reuniu em torno de 20 participantes.

De acordo com a diretora do Departamento de Promoção Social, Marcia Nicola Franchini, a intenção é mostrar e sensibilizar os munícipes, especialmente os que residem na área rural, que a proteção e conservação das nascentes é fundamental para a manutenção da disponibilidade de água potável para essas e futuras gerações. “Precisamos entender que a disponibilidade e existência de água potável dependem de ações conjuntas e permanentes”, chama a atenção.

Formação

Como a formação foi dividida em parte teórica e prática, no primeiro momento o instrutor mostrou e apresentou conceitos, protocolos e normal de preservação e conservação. Na sequência todos colocaram a “mão na massa” com a limpeza do reservatório, plantio de árvores e construção de cercas. Uma placa foi instalada e mostra que no local há uma nascente protegida.

Agradecendo a disponibilidade do empresário rural, Marcia afirma que a ideia e os conceitos apresentados na formação devem ser multiplicados em mais propriedades do município. “O objetivo é que essas pessoas sensibilizadas ajustem as nascentes nas propriedades, mas também ajudem os vizinhos, familiares e amigos a fazer o mesmo. Aos poucos vamos criar uma cultura de proteção e preservação”, projeta.

Segundo a diretora do Departamento de Promoção Social, a intenção é que as pessoas consumam uma água de qualidade e sem riscos de contaminação. Ela afirma que em médio e longo prazo isso reflete na melhoria da qualidade de vida.


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar