Legislativo de Novo Horizonte antecipa devolução do duodécimo ao Executivo

Publicado em 21/04/2020 às 09:34 - Atualizado em 21/04/2020 às 09:36

Recurso será empregado na Saúde, para enfrentamento do coronavírus

Na manhã de sexta-feira (17), o presidente da Câmara Municipal de Novo Horizonte, Sergio Sanagiotto, esteve no gabinete do prefeito, Vanderlei Sanagiotto, para realizar a devolução de R$ 45 mil em recursos para o Executivo. O ato contou com a participação do vice-presidente do Legislativo, Roberto Antunes de Lima, secretário de Saúde, Rogério Acácio Mascarello, e diretora do Departamento de Promoção Social, Marcia Nicola Franchini.

De acordo com o presidente do Legislativo, a devolução antecipada demonstra a sintonia entre os poderes e a sensibilidade dos vereadores. “Como esse recurso estava parado e a gente sabe que o município, através da saúde, precisa para fazer o enfrentamento ao coronavírus, decidimos oficializar o município comunicando a devolução”, disse observando que isso foi possível, pois os vereadores foram unânimes pela antecipação. “Nós, enquanto Câmara, estamos fazendo a nossa parte. Tenho certeza que o município, através da Saúde, também vai fazer”, projeta defendendo a união de esforços.

Destacando o bom entendimento entre os poderes, o prefeito explicou que a devolução antecipada é fruto do diálogo entre Executivo e Legislativo. Sobre o recurso, disse que chega numa boa hora, já que a arrecadação diminuiu e os gastos em ações de combate ao coronavírus aumentaram. “Apesar de ser recurso livre, vamos usar todo ele na saúde, na compra de insumos e equipamentos”, afirma.

Conforme o chefe do poder Executivo, o município não tem nenhum caso confirmado ou suspeito de coronavírus até o momento, porém, a intenção é preparar a estrutura para o atendimento de eventuais e futuros casos. “Vamos focar na prevenção”, disse lembrando que neste sentido há uma frente de trabalho produzindo máscaras. A intenção é distribuir um kit para todos os munícipes. De forma preventiva, o município também já fez a aquisição de novos cilindros de oxigênio.

Segundo o prefeito, Executivo e Legislativo estão trabalhando em sintonia, entretanto, a comunidade precisa fazer a sua parte também. “Através da Secretaria de Saúde estamos orientando toda a população. Precisamos desse comprometimento”, finaliza lembrando que todos devem usar máscaras e, se possível, ficar em casa.