Doações reforçam as ações de enfrentamento ao coronavírus

Publicado em 21/04/2020 às 12:40 - Atualizado em 21/04/2020 às 12:41

Município pretende produzir mais de 3 mil máscaras de tecido para a população

O município de Novo Horizonte recebeu, nos últimos dias, duas doações para o enfrentamento do Novo Coronavírus (Covid-19). Uma delas foi feita pela empresa Imaginum3D. Foram dez visores de proteção destinados à unidade de saúde. A outra doação foi feita pelos vereadores Roberto Antunes de Lima e Lucimar Viero. Foram 500 máscaras de tecido entregues ao Departamento de Promoção Social. Ambas as iniciativas colaboram para o enfrentamento do Coronavírus.

No caso dos visores de proteção, o secretário de Saúde, Rogério Acácio Mascarello, explica que serão utilizados pelas equipes que estão na linha de frente do atendimento. “Os profissionais que eventualmente realizarem atendimento vão utilizar o equipamento. São EPIs que garantem a segurança das equipes. Neste momento delicado, precisamos resguardar os profissionais”, frisa.

Em relação às máscaras de tecido, a diretoria do Departamento de Promoção Social, Marcia Nicola Franchini, disse que são bem vindas e se somam ao trabalho que está sendo feito pelo município. Segundo ela, as máscaras serão distribuídas para a população.

Como há uma frente de trabalho voluntário produzindo essas proteções, a ideia é, dentro dos próximos dias, entregar kits a todos os munícipes. Até o momento foram produzidas em torno de 800 unidades. A perspectiva é fabricar mais de 3 mil. “Na primeira etapa fizemos a entrega aos servidores da administração, empresas e suas respectivas equipes de trabalho. A partir dessa quarta-feira (22), iniciamos a distribuição nas comunidades”, disse Marcia explicando que isso será gradativo, conforme a produção.

Ações da Saúde

Questionado sobre o trabalho da pasta, Mascarello defende que está sendo eficaz. Ele lembra que, no caso de Novo Horizonte, as rotinas foram ajustadas e as equipes seguem protocolos padrões. Embora o município não tenha nenhum caso confirmado ou suspeito, há um espaço reservado para o atendimento de pessoas com sintomas compatíveis com a Covid-19. A recomendação é para que, ao apresentar os sintomas, a pessoa entre em contato via telefone - (49) 3362-0072 – com a unidade de saúde para receber orientações dos profissionais.

Além do comprometimento dos profissionais, o secretário de Saúde atribui o sucesso das ações até o momento ao compromisso da comunidade. “Se todos adotarem os cuidados e seguirem as recomendações, o enfrentamento ao vírus é mais efetivo”, avalia.

Os serviços de odontologia, ginecologia, pediatria, psicologia, nutrição e assistência social estão atendendo apenas casos de urgência. A pasta mantém suspensos os atendimentos realizados em grupos, os procedimentos de rotina, as coletas para exames de rotina, agendamentos de consultas e encaminhamentos para especialidades.