Recursos digitais e uso pedagógico das redes sociais é foco de formação continuada para professores

Publicado em 29/04/2020 às 10:54 - Atualizado em 29/04/2020 às 10:54

Formação de 20 horas será finalizada nesta quinta-feira (30)

Num processo de adaptação e atendimento das demandas impostas pela pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), os professores da rede municipal de ensino de Novo Horizonte participam, desde o dia 20, de uma formação continuada com foco na otimização dos recursos digitais e uso pedagógico das redes sociais. A capacitação, que tem duração de 20 horas, será finalizada nesta quinta-feira (30). A formação é coordenada pela Associação dos Municípios do Noroeste de Santa Catarina (AMNoroeste), conta com a parceira da Unochapecó e reúne oito municípios da região.

Segundo a secretária de Educação de Novo Horizonte e presidente do Colegiado da Educação da AMNoroeste, Solange Franzosi, a ideia é permitir que os professores compreendam e utilizem as tecnologias digitais de informação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais, especialmente no fomento e desenvolvimento educacional.

Solange explica que, de forma online, os profissionais da educação estão revendo metodologias e ferramentas digitais para que haja condições de manter o processo de ensino e aprendizagem. “A gente sabe que os municípios têm autonomia para definir as metodologias de trabalho, mas a ideia é proporcionar um nivelamento para todos. É um aprendizado que serve para a vida toda”, disse lembrando que o momento é de adaptação e transformação para todos. Segundo ela, o objetivo é um só: que o conteúdo chegue ao aluno e ele possa desenvolver o aprendizado.

Conteúdo online

Desde que as aulas foram suspensas por determinação do Governo do Estado de Santa Catarina, a Secretaria de Educação de Novo Horizonte tem trabalhado e utilizado dos meios digitais para manter a proximidade com os alunos e evitar perdas no processo de ensino e aprendizagem. Para isso, a pasta lançou uma plataforma online onde disponibiliza conteúdos específicos para cada turma. Paralelo a isso, foram entregues apostilas impressas a todos os alunos da rede municipal de ensino.

Os conteúdos, que foram planejados e elaborados pelos professores, passam a contar como horas letivas, para que o aluno não perca o ano. Nos próximos dias a plataforma receberá mais uma carga de conteúdo, com apostilas e vídeos.