Município de Novo Horizonte cria ambiente virtual literário

Publicado em 23/06/2020 às 14:24 - Atualizado em 23/06/2020 às 14:24

Projeto foi iniciado com títulos da literatura infantil

A administração municipal de Novo Horizonte, através da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, lançou a “Quarentena Literária Virtual”. Trata-se de um espaço, disponível dentro do portal do município, onde alunos, pais e professores podem acessar um acervo virtual de livros. Inicialmente o foco é a literatura infantil. A proposta busca incentivar a leitura e também auxiliar os professores na construção de atividades e no processo de ensino aprendizado.

Silvani Moschen, coordenadora de Cultura, conta que a ideia surgiu, pois, com a suspensão das aulas, a frequência no espaço físico da biblioteca municipal diminuiu. “É um espaço que está em construção, mas que pode ser utilizado por qualquer munícipe”. Segundo ela, nesse primeiro momento foram disponibilizados em torno de 30 títulos, todos de literatura infantil. Porém, a intenção é disponibilizar um número maior e variado de exemplares.

A coordenadora de Cultura frisa que este é um momento de adaptação, onde munícipes e administração pública precisam atuar em conjunto. Ela acredita que o espaço virtual seja uma forma eficiente para fomentar a leitura. “Além de desenvolver o aprendizado, é uma maneira de ocupar o tempo, já que estamos num momento de isolamento social”, observa dizendo que a equipe está tendo o cuidado e a sensibilidade para fazer a escolha dos títulos.

Paralelo a “Quarentena Literária Virtual”, a biblioteca física continua aberta para a retirada e devolução de livros. O atendimento, que segue todas as orientações dos órgãos de saúde, é das 7h às 11h30 e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira.