Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?


DMER de Novo Horizonte faz recuperação da malha viária do município

Publicado em 22/04/2021 às 15:19 - Atualizado em 27/04/2021 às 09:53

Na primeira etapa serão priorizadas as estradas gerais
Créditos: Ascom/Novo Horizonte Baixar Imagem

Com aproximadamente 280 quilômetros de estradas vicinais, a administração municipal de Novo Horizonte, através do Departamento Municipal de Estradas e Rodagem (DMER), realiza um trabalho de recuperação da malha. O trabalho, que hoje está concentrado na estrada geral que sai da sede do município e passa pelas comunidades de Rio Bonito, Mezari e Santo Agostinho, contempla, por exemplo, abertura da estrada, limpeza das sarjetas, patrolamento, escarificação, aplicação de pedra brita e compactação.

Segundo o prefeito, Vanderlei Sanagiotto, trata-se do sistema de britagem, o qual foi testado e aprovado em 2020. “Não posso dizer que está 100%, pois, pelo fato do tempo estar seco, com pouca chuva, em alguns pontos a aderência não está como o desejado”, disse explicando que, assim que chover e tiver umidade, as equipes vão retornar nesses locais para as devidas correções.

Como é uma ação diferente e que envolve a abertura e limpeza do traçado das estradas, o diretor do DMER, Jacir Zillio, observa que a atividade demora mais que o tradicional patrolamento. Contudo, defende que isso reduzirá, no futuro, gastos e tempo com a manutenção. Sobre a sequência do programa, Zillio lembra que há um planejamento e, por isso, alguns pontos serão contemplados antes. “A gente pede, inclusive, a compreensão de todos, pois precisamos manter o cronograma e a estratégia. O importante é que todos os trechos serão contemplados”, garante. Na primeira fase o trabalho será feito nas estradas gerais. Na sequência serão priorizados os ramais.

Trabalho

Além de empenhar equipes e máquinas do município, todo o material utilizado (pedra brita) é do município. “Através de licitação, o município alugou um britador e, numa pedreira regularizada, produz todo o material necessário”, disse o prefeito justificando que a estratégia viabilizou a execução dos trabalhos.

Além do diretor da pasta e o prefeito, a recuperação da malha viária é acompanhada de perto pelo vice-prefeito, Luiz Darci Zafarri.